Notícias

21.04.2017

Tiradentes: Vida deste importante personagem da Histria do Brasil

Tiradentes

Vida deste importante personagem da Histria do Brasil, sua luta pela independência do Brasil, o movimento da Inconfidência Mineira, morte de Tiradentes.

tiradentes-1

Introduço

Tiradentes o apelido que foi dado aJoaquim Jos da Silva Xavier(1746-1792), que ficou conhecido por ter sido o nico participante daInconfidênciaMineira, ocorrida em 1788, a receber a pena de morte. Ele foi acusado de conspiraço pelas autoridades da Coroa Portuguesa e foi morto no dia21 de abril de 1792.

Alm do interesse pela atividade poltica, Joaquim Jos da Silva Xavier exerceu diversas atividades profissionais, dentre as quais a de dentista amador, que acabou lhe rendendo o apelido de Tiradentes.

Tiradentes detinha o posto de militar na cavalaria dos Drages, cargo que lhe garantia algum dinheiro e lhe dava alguma influência social. Foi por meio das relaçes que tinha com intelectuais, mineradores, clrigos e outras pessoas de destaque emVilaRica(atualOuroPreto), tambm interessados em uma rebelio contra o governo local da Capitania de Minas Gerais, à poca representado peloVisconde de Barbacena, que Tiradentes decidiu integrar a conspiraço.

Sabe-se que as ideias dos inconfidentes, incluindo as de Tiradentes, tinha influência, em grande parte, doIluminismofrancês, mas tambm havia um pouco dos “libertadores da Amrica”, isto , dos homens que fizeram aIndependência dos Estados Unidos. A gana de Tiradentes pela independência das Minas Gerais surgiu por causa dessas ideias.

Tiradentes e a Inconfidência Mineira

Entretanto, o projeto da conspiraço sequer chegou a sair do plano das ideias. Um dos conspiradores, chamadoSilvrio dos Reis, denunciou o plano ao governadorVisconde do Ouro Preto, julgando que, com tal gesto, conseguiria abonar as dvidas que tinha com a Coroa. Sendo assim, os principais lderes da Inconfidência foram capturados, julgados e punidos. Alguns receberam a pena do degredo (exlio forçado) para o continente africano. Tiradentes foi o nico apanhado fora de Minais Gerais. Ele foi preso no Rio de Janeiro, lugar onde tambm foi condenado e morto, na forca, em21 de abril de 1792. Alm disso, o corpo de Tiradentes foi alvo de um procedimento considerado “exemplar” pelas autoridades portuguesas. Vejamos como o narra Lucas Figueiredo:

“Tiradentes, o ponto mais frgil da urdidura, teve o fim mais cruel. Depois de amargar três anos de priso, ele foi enforcado e esquartejado. Para que os sditos da Coroa nunca se esquecessem da liço, a cabeça de Tiradentes foi encravada numa estaca e exposta em praça pblica em Vila Rica, e seus membros, espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro.”

  • Tiradentes como smbolo de herosmo nacional

Com aIndependência do Brasil, em 1822, deu-se incio a um processo de construço da ideia de “naço” e de “povo brasileiro”. Esse processo teve seu pontap inicial no campo das artes (principalmente a literatura do Romantismo) e no campo da investigaço cientfica (botnica, geografia, histria etc.). Com o advento daRepblica, em 1889, esse processo ganhou uma nova face. Era a vez de se elencar os smbolos e os heris da naço. Tiradentes, que foi considerado traidor pela Coroa portuguesa, foi retomado como smbolo de resistência e de liberdade.

Muitos quadros foram pintados no incio do perodo republicano brasileiro para retratar Tiradentes como mrtir. Mas s foi em 1965, quando o marechalCasteloBranco, ento presidente da Repblica, sancionou aLei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que o dia 21 de abril tornou-se feriado nacional e Tiradentes tornou-se, oficialmente,Patrono da Naço Brasileira.

Concluso

Tiradentes pode ser considerado um heri nacional. Lutou pela independência do Brasil, num perodo em que nosso pas sofria o domnio e a exploraço de Portugal. O Brasil no tinha uma constituiço, direitos de desenvolver indstrias em seu territrio e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrpole. Nas regies mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na populaço. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa repblica independente de Portugal.

 

Para saber mais: livros e filmes

Filme:Os Inconfidentes. Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1972

Livros:BENTES, Ivana. “Independência ou Morte”. Joaquim Pedro de Andrade: a revoluço intimista. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1996.

BERNADET, Jean-Claude. “O caso Tiradentes: notas”. Piranha no mar de rosas. So Paulo: Nobel, 1982. RAMOS, Alcides Freire. “A conjuntura poltica (1964-1972) e Os inconfidentes”. Canibalismo dos fracos: cinema e histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 2002.